Escrevi o livro Existe vida durante e após a depressão em 2002 quando eu tinha 24 anos. Na época, eu saía de um quadro depressivo e queria compartilhar com as pessoas que a cura da depressão é possível. Fiz um site simples que ficou no ar por um ano, no qual disponibilizei o livro em pdf para download.
Ainda não tínhamos as redes sociais para possibilitar uma fácil interação, mas recebi alguns feedbacks por email. Lembro-me bem de uma brasileira que morava em Portugal, que contou que o grupo de terapia do qual ela fazia parte trabalhou o livro em suas sessões - após ela ter adaptado algumas expressões para o português daquele país.
![]() |
Imagem: Clarissa Rossarola Flickr cc |
Como explico na apresentação do livro, é uma história fictícia. Na época, eu ainda era uma jovenzinha recém-casada e sem filhos e não passei por muitas das coisas que a Maria Cristina, personagem principal, viveu. Essas coisas tomei emprestadas da vida de outras pessoas, como a passagem de uma querida tia por uma clínica pelo mesmo problema.
Eu tenho histórico familiar de depressão e comecei a apresentar alguns sintomas dessa doença a partir dos 16 anos. Eles agravaram-se em 2001, quando aos 23 anos me mudei para Brasília. Passei por um tratamento longo de psicoterapia e tomei anti-depressivos por dois anos. Hoje posso dizer com alegria que isso tudo ficou no passado e a depressão não faz mais parte da minha vida. Curada! O que não quer dizer que eu não esteja sempre alerta, porque só quem já passou por isso sabe o medo que se tem de cair novamente.
Relendo o livro, penso que muita coisa eu escreveria diferente hoje. Possivelmente o marido e a mãe de Cristina não seriam pessoas tão iluminadas e tornariam a situação ainda mais difícil - porque é isso o que acontece muitas das vezes. Por outro lado, pode ser bom que as pessoas que convivem com familiares em depressão saibam como gostaríamos que agissem conosco.
Quem quiser ler a história de Cristina e descobrir como ela conseguiu vencer a depressão, pode fazer o download gratuito do livro abaixo.
Existe vida durante e após a depressão
Escrito por Ana Barcellos
Brasília, 2002 (25 páginas)
9 comentários
Write comentáriosOlá Ana,
ReplyPassei por um processo depressivo lá pelos anos de 1983/1986, tive sessões de terapias, medicamentos e na época, a equoterapia. Sei que foi duro superar, mas dai que também procurei auxilio na doutrina espirita.
Hoje faz parte do meu passado e também é uma maneira de auxiliar nosso semelhante lá no CELE.
Abraço
Só passei processo depressivo consciente cerca do 6/7 mês de tratamento da hepatite c e agora que terminei o tratamento, ainda tenho que tomar o antidepre de dia e 1 ou 1/2 calmante para dormir. Herança do tt como dizem... espero me livrar logo deles, pois antes do tt eu não tomava nada e dormia bem. Sei que hoje em dia, pelas minhas pesquisas com pessoas, muitas pessoas tomam esses remédios naturalmente pelo stress e correria do mundo atual...
ReplyOlá querida não consigo fazer o download do seu livro, gostaria muito de ler, o link ainda esta ativo?
ReplyOi, Luciana! As pessoas têm reclamado mesmo que não têm conseguido baixar, mas não consigo encontrar qual é o problema. Se quiser, deixe seu email num comentário ou mande ele no contato aqui do blog para que eu possa te enviar.
ReplyBeijinho!
Oi Ana
ReplyVocê poderia enviar o livro no formato PDF pra mim no email claudio_santos_2000@yahoo.com.br, também não consigo baixar pelo link. Obrigado
Se estou mim tratando da depressão, e quero muito melhorar pois tenho uma filha linda que precisar muito de mim.
ReplyJoana, continue em frente! Você também vai conseguir. Torço por você!
ReplyUm abraço,
Ana Flor
Ola, poderia me enviar o livro no meu email: francinioliv@hotmail.com?
ReplyEu estou em depressao ha mais de 4 anos, e tenho sintomas fisicos de dores fortes demais, colicas mesntruais infinitas q nunca acabam, tudo esta desregulado, penso muito em morrer. Preciso de ajuda.
Por problemas técnicos, não estou conseguindo responder cada comentário. Mas as respostas estão sendo encaminhadas para os emails que vocês deixaram aqui.
ReplyConsegui arrumar o link para download do livro. Podem clicar que agora vai dar certo. :)
Um abraço a todos e NÃO DESISTAM!
Comentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon