![]() |
Eu e minha filha na Hora do Planeta 2010 |
Antes que algum engraçadinho argumente que de nada adianta apagar as luzes durante apenas uma hora se gastamos eletricidade desenfreadamente durante todas as outras horas do ano, lembro que se trata de um ato simbólico. O que está em jogo não é a quantidade de energia economizada durante a Hora do Planeta, mas a necessidade de pararmos para refletir sobre o nosso modelo de desenvolvimento e nossos padrões de consumo atuais.
Leia também, do mesmo blog: Hora do Planeta, e viva aquela franga de Pandora.
Preciso confessar que fico irritada quando leio textos como esses. Seria apenas minha dificuldade em aceitar pensamentos que divergem dos meus? Ou decorre de um sentimento de ofensa diante da ironização das minhas crenças?
Não serei hipócrita: sou consumista e minha pegada ecológica é grande. Mas procuro me preocupar com o consumo dos equipamentos que adquiro, o combustível com que abasteço meu carro, as sacolas plásticas que deixo de usar com minhas várias e lindas ecobags, entre outras pequenas ações do dia-a-dia. E apago minhas luzes na Hora do Planeta.
Que fique claro: ninguém está querendo interromper o progresso. No desenvolvimento sustentável, o lado econômico é tão importante e fundamental quanto o socialmente justo e ambientalmente correto, respeitando a diversidade cultural. Não está se sugerindo que paremos de consumir, mas é interessante que façamos isso de maneira consciente e não apenas sob o impulso quase animal do "quero e preciso disso".
Hora do Planeta - Site oficial
Siga a Hora do Planeta no Twitter
Não poderá participar da Hora do Planeta? Não tem problema. O importante é levar essas reflexões para a sua vida. E, aos poucos, começar a mudar hábitos, mesmo que pequenos.
Quer deixar sua opinião sobre o assunto? Os comentários estão abertos abaixo para isso...
6 comentários
Write comentáriosTiiiiiiiiiiiiii Lindo o bloggggggggggggggggggggggggg nem me avisouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu afffas!
Replyamei tudoooo bjosssss
Olá Ana,
ReplyEu vou participar, e já tenho post programado e falarei também a respeito do teor de teu correto texto...
Abraço
Meus parabéns!!!!!! Se cada um plantasse sua sementinha, muita coisa seria diferente..... Vamos pensar na união???? FICOU LINDO seu blog.bjinho
ReplyAndreia,
ReplyObrigada pela visita, minha amiga! Desculpe não ter avisado sobre este blog novo, mas foi lançado há uma semaninha apenas - ainda é um bebê e nem deu tempo de divulgar direito.
Geraldo,
Que bom saber que você estará junto amanhã nesse momento de mobilização.
Se quiser, deixe o link do seu post aqui.
Tia Wal,
A ideia é essa mesma: cada um fazendo um pouquinho. É difícil, porque estamos lutando contra nossos próprios desejos de consumo. Mas, aos poucos, fazemos pequenas diferenças, que a longo prazo podem se tornar grandes.
Beijo a todos e obrigada por comentarem aqui!
Se vou participar?
ReplyCom toda a certeza!!!
É através de pequenas coisas e pequenos atos que mudamos o mundo!!!
Bjus
Ana Flor, penso exatamente como você nesse aspecto. Vale mais o exemplo, o simbolismo do momento do que necessariamente o benefício direto. Incorporar atitudes sustentáveis nas práticas diárias dá mais resultado, é claro, mas não preciso excluir esses momentos da minha vida apenas porque há um coro de descontentes que não concordam. Pararei também. Conversei com minha filha sobre desperdício muitas vezes e essa será mais uma chance de dar exemplo. Pelo livre arbítrio de escolher aquilo em que acredito.
ReplyComentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon