Tendências fashion verão 2014 - Parte I

Estar na tendência da moda verão 2014 vai ser fácil, fácil, gurias, pois, além das badaladas cores apresentadas a vocês no post anterior, hoje veremos o que de mais fashion desfilaremos na estação mais quente do ano.   

Hits que permanecem no street style e que já mostraram a que vieram ainda em 2013, são a combinação P+B, as estampas de azulejos portugueses, as estampas étnicas, os tons metalizados e as rendas. O preto e o branco, que nunca perdem a majestade, podem vir ornamentando a mesma peça, complementando-se em estampas e listras, ou compondo peças únicas. Neste último caso, podemos somar peças brancas a pretas ou vestir looks monocromáticos, em que a cor oposta surgirá como coadjuvante em simples acessórios.   



Um truque poderoso de que podemos lançar mão para modernizar o visual é o ponto de luz, que nada mais é do que uma peça de roupa ou um acessório, único e colorido, que, além de emprestar elegância e criatividade à produção, é utilizado para quebrar a monotonia da dupla de cores. 




Em se tratando da estampa de azulejos portugueses, não há erro. O importante é tentar não sobrecarregar o visual, evitando-a em conjuntinhos e peças coordenadas. O ideal é darmos preferência a peças únicas, que podem vir a ser combinadas com uma das cores que compõem a estampa, geralmente o branco e o azul klein. Também nesse caso, o ponto de luz auxilia na modernização do look.

        

A inspiração étnica, já há algum tempo utilizada no mundo da moda, não comporta exageros. Originalmente chamativas, essas estampas, em razão da ampla cartela de cores e formas, "conversam" perfeitamente com peças neutras e pouco elaboradas (regatas, t-shirts, shorts, saias-lápis, dentre outras), que atuem apenas como suporte, valorizando a estampa eleita como papel principal. Nada impede que sejam empregadas em produções maiores do vestuário, como vestidos e macacões. Contudo, devemos reservá-las para determinadas ocasiões, como reuniões menos formais, em se tratando de ambiente profissional, e festas que seguem a mesma proposta, com um dress code menos rígido.  





Os tons metalizados apresentam-se como mega versáteis, agregando-se às mais variadas cores. A exemplo do que ocorre com as estampas de azulejo português e étnica, um dos cuidados que devemos ter no momento de utilizá-los é não ultrapassar os limites, deixando brilhar apenas uma ou pouquíssimas peças.

Diferentemente do que muitos imaginam, não é proibido, não, se aventurar durante o dia com peças em tons metalizados, o importante é saber usar! Nesse caso, acessórios são um excelente exemplo, trazendo glamour a roupas mais tímidas como t-shirts e jeans. À noite, podemos nos deixar levar pela ousadia de composições mais amplas, como vestidos, saias, calças e blusas, além de bijouterias mais pesadas e brilhantes. 




Por fim, as rendas, tradução de glamour e elegância, se renovam com força total nesta estação, fugindo do óbvio (obaaaaaaaaaaaaaa!). Isso porque, além de fazerem frente em produções mais românticas, seu habitat natural, passaram a fazer parte de criações mais inusitadas, aplicadas em peças de conceito mais despojado e, até mesmo, esportivo, como shorts e moletons.



As cores, mais vibrantes e exibicionistas, compõem outra mudança visível nas rendas atualmente produzidas pela indústria têxtil, apresentando nuances modernas e diferenciadas e emprestando um certo atrevimento aos looks das mais antenadas! A renda guipir é a queridinha da estação, o "último grito da moda". Você já deve tê-la visto (e admirado) em saias e shorts-saia, passando ela a desfilar, em abundância, desde o final de 2013, quando tomou conta do mercado fashion, abastecendo desde as araras mais caras e exclusivas às mais populares e em conta!   

A renda funciona, de forma absolutamente deslumbrante, como protagonista de looks mais elaborados, como vestidos de festa (sempre certeira e atual) e dando um toque de feminilidade e leveza a produções do dia-a-dia.            
    

     
No próximo post, traremos mais dicas para atualizar seu closet e começar o ano brilhando, não perca!  





Fernanda Alvim é sagitariana, apaixonada, teimosa, convicta, impulsiva e aficionada por limpeza e moda. Sua coluna Mulheres e Moda é repleta de dicas sobre como vestir-se bem sem gastar muito.         

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Próximo
« Anterior

2 comentários

Write comentários
Malú
28 de janeiro de 2014 11:11 delete

Ótimas dicas! Adoro usar peças ponto de luz. Mas como eu disse no outro post, vou procurar ousar mais este ano... quem sabe não arrisco em tons metalizados, né? Ahaha Beijo!

Reply
avatar
30 de janeiro de 2014 19:04 delete

Malú, sou viciada em um P+B com ponto de luz, não saio de casa sem o trio na maioria dos dias! :-)

Reply
avatar

Comentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon