Minha receita preferida de pão caseiro

Nada como um delicioso pão feito em casa com a manteiga derretendo por cima! Esta é a melhor receita de pão caseiro que já encontrei: fofa, leve e extremamente saborosa. 

Se seu filho tem problema em aceitar verduras [leia aqui no blog Você obriga seu filho a comer?], experimente colocar espinafre triturado na massa e convidá-lo a participar do preparo. Além de proporcionar diversão em família, ele ficará muito mais receptivo a experimentar: e não tem como não gostar! [Essa tática deu super certo aqui em casa]  



Ingredientes:

Você vai precisar...
  • Açúcar ==>> 1 xícara
  • Sal ==>> 1 colher de chá
  • fermento fresco para pão ==>> 3 tabletes  OU
    fermento seco ==>> 3 colheres (sopa)


  • farinha de trigo ==>> 8 a 9 xícaras
  • leite ==> 2 xícaras
  • manteiga ou margarina ==>> 1 xícara
  • ovos ==>> 2
  • gema para pincelar ==>> 1

Modo de preparo:


1. Numa tigela grande, misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 3 xícaras de farinha de trigo. 

2. Numa panela com capacidade para 2 litros, coloque o leite, a manteiga e leve ao fogo baixo até ficarem mornos. Não há necessidade de que a manteiga derreta completamente.

3. Adicione o leite e os ovos batidos aos ingredientes secos, tudo de uma só vez e bata bem com uma colher. [você pode substituir parte do leite por suco de espinafre, se desejar]

4. Batendo com uma colher, adicione mais cerca de 4 xícaras de farinha de trigo para obter uma massa macia.

5. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse até ficar lisa e elástica. Forme uma bola. 

6. Coloque-a dentro de uma tigela untada e vire-a para untar toda a superfície. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume.



Pão tartaruga

Uma ótima sugestão de formato para o pão é a tartaruga. 
Divida a massa em quatro pedaços: ao final, você terá quatro tartarugas. 
[Eu gosto de fazer apenas uma tartarugona com a massa toda]  

Como fazer cada tartaruga:

1. Corte 1/2 xícara de massa e reserve-a. Dê à massa restante um formato ovalado com 13 cm de comprimento e coloque-o sobre a assadeira untada.

2. Com o pedaço da massa reservada, forme um rolo de 18 cm e corte: um pedaço de 5 cm para a cabeça; 4 pedaços iguais, para as patas; e com o resto da massa faça um rabinho pontudo. Monte a tartaruga.

Como montar a tartaruga: enfie as patas, a cabeça e o rabinho por baixo da bola oval de massa e belisque-os para que fiquem bem grudados.
Como formar o casco: dê pequenos cortes com a tesoura sobre o corpo, formando o desenho e, em seguida belisque a borda toda em volta para imitar o casco.

3. Pincele com a gema e deixe crescer. Asse em forno quente (190°) até dourar.



Fonte da receita: Livro A Boa Mesa - Receitas selecionadas para todas as ocasiões. Editora Nova Cultural.


Atenção!! 
Se você está acompanhando nossa série Fitness, fique longe desse pão! Para você, assim como para mim, é melhor optar pela receita de Pão de Quínoa Germinada.







Já curtiu Apenas Mulheres de Verdade no Facebook? Curte lá e fique por dentro das atualizações do blog.  

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Próximo
« Anterior

Comentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon