Existe vida durante e após a depressão - download gratuito

Escrevi o livro Existe vida durante e após a depressão em 2002 quando eu tinha 24 anos. Na época, eu saía de um quadro depressivo e queria compartilhar com as pessoas que a cura da depressão é possível. Fiz um site simples que ficou no ar por um ano, no qual disponibilizei o livro em pdf para download

Ainda não tínhamos as redes sociais para possibilitar uma fácil interação, mas recebi alguns feedbacks por email. Lembro-me bem de uma brasileira que morava em Portugal, que contou que o grupo de terapia do qual ela fazia parte trabalhou o livro em suas sessões - após ela ter adaptado algumas expressões para o português daquele país.   

Imagem: Clarissa Rossarola Flickr cc

Como explico na apresentação do livro, é uma história fictícia. Na época, eu ainda era uma jovenzinha recém-casada e sem filhos e não passei por muitas das coisas que a Maria Cristina, personagem principal, viveu. Essas coisas tomei emprestadas da vida de outras pessoas, como a passagem de uma querida tia por uma clínica pelo mesmo problema.   

Eu tenho histórico familiar de depressão e comecei a apresentar alguns sintomas dessa doença a partir dos 16 anos. Eles agravaram-se em 2001, quando aos 23 anos me mudei para Brasília. Passei por um tratamento longo de psicoterapia e tomei anti-depressivos por dois anos. Hoje posso dizer com alegria que isso tudo ficou no passado e a depressão não faz mais parte da minha vida. Curada! O que não quer dizer que eu não esteja sempre alerta, porque só quem já passou por isso sabe o medo que se tem de cair novamente.

Relendo o livro, penso que muita coisa eu escreveria diferente hoje. Possivelmente o marido e a mãe de Cristina não seriam pessoas tão iluminadas e tornariam a situação ainda mais difícil - porque é isso o que acontece muitas das vezes. Por outro lado, pode ser bom que as pessoas que convivem com familiares em depressão saibam como gostaríamos que agissem conosco.

Quem quiser ler a história de Cristina e descobrir como ela conseguiu vencer a depressão, pode fazer o download gratuito do livro abaixo.


Existe vida durante e após a depressão
Escrito por Ana Barcellos
Brasília, 2002 (25 páginas)


Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Próximo
« Anterior

9 comentários

Write comentários
12 de fevereiro de 2012 18:25 delete

Olá Ana,

Passei por um processo depressivo lá pelos anos de 1983/1986, tive sessões de terapias, medicamentos e na época, a equoterapia. Sei que foi duro superar, mas dai que também procurei auxilio na doutrina espirita.

Hoje faz parte do meu passado e também é uma maneira de auxiliar nosso semelhante lá no CELE.

Abraço

Reply
avatar
2 de março de 2012 22:16 delete

Só passei processo depressivo consciente cerca do 6/7 mês de tratamento da hepatite c e agora que terminei o tratamento, ainda tenho que tomar o antidepre de dia e 1 ou 1/2 calmante para dormir. Herança do tt como dizem... espero me livrar logo deles, pois antes do tt eu não tomava nada e dormia bem. Sei que hoje em dia, pelas minhas pesquisas com pessoas, muitas pessoas tomam esses remédios naturalmente pelo stress e correria do mundo atual...

Reply
avatar
Luciana
13 de novembro de 2012 13:20 delete

Olá querida não consigo fazer o download do seu livro, gostaria muito de ler, o link ainda esta ativo?

Reply
avatar
13 de novembro de 2012 13:35 delete

Oi, Luciana! As pessoas têm reclamado mesmo que não têm conseguido baixar, mas não consigo encontrar qual é o problema. Se quiser, deixe seu email num comentário ou mande ele no contato aqui do blog para que eu possa te enviar.
Beijinho!

Reply
avatar
Anônimo
21 de agosto de 2013 15:33 delete

Oi Ana
Você poderia enviar o livro no formato PDF pra mim no email claudio_santos_2000@yahoo.com.br, também não consigo baixar pelo link. Obrigado

Reply
avatar
19 de setembro de 2013 15:14 delete

Se estou mim tratando da depressão, e quero muito melhorar pois tenho uma filha linda que precisar muito de mim.

Reply
avatar
21 de setembro de 2013 22:31 delete

Joana, continue em frente! Você também vai conseguir. Torço por você!

Um abraço,
Ana Flor

Reply
avatar
Anônimo
28 de dezembro de 2013 17:14 delete

Ola, poderia me enviar o livro no meu email: francinioliv@hotmail.com?
Eu estou em depressao ha mais de 4 anos, e tenho sintomas fisicos de dores fortes demais, colicas mesntruais infinitas q nunca acabam, tudo esta desregulado, penso muito em morrer. Preciso de ajuda.

Reply
avatar
4 de janeiro de 2014 00:25 delete

Por problemas técnicos, não estou conseguindo responder cada comentário. Mas as respostas estão sendo encaminhadas para os emails que vocês deixaram aqui.

Consegui arrumar o link para download do livro. Podem clicar que agora vai dar certo. :)

Um abraço a todos e NÃO DESISTAM!

Reply
avatar

Comentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon