Farinha de arroz integral - como fazer em casa

A farinha de arroz é uma opção sem glúten para substituir a farinha de trigo em várias receitas saborosas, como pães, bolos, panquecas, cremes, entre outros. Aqui em casa ela é muito usada no Pão de Quinoa Germinada com Linhaça (veja a receita aqui), que tanto eu quanto a filhota adoramos comer no café-da-manhã.

CC morao- Flickr

Apesar de não ter qualquer restrição alimentar, procuro evitar ingerir glúten e lactose. Digo "procuro evitar" porque não é nada radical. Leia no blog Animando-C porque optei por este tipo de alimentação.

Como contei pra vocês quando compartilhei a receita do Pão de Quinoa Germinada, tenho tido bastante dificuldade para encontrar farinha de arroz integral para vender aqui em Brasília. Problema resolvido da forma mais simples possível, pela minha super mãe: veja abaixo como fazer farinha de arroz integral em casa.


Receita:

2 xícaras de arroz integral cru (ou outra quantidade desejada)

Bata o arroz cru no liquidificador.
Passe na peneira, separando a parte que já virou farinha. Coloque novamente no liquidificador o arroz que ainda está em pequenos grãos. Repita o procedimento de peneirar e tornar a bater o restante quantas vezes forem necessárias.

Pronto! Simples, rápido e barato.

Observação: pode ser feito com o arroz branco também, mas prefira sempre o integral, pela quantidade de nutrientes que nos oferece.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Próximo
« Anterior

31 comentários

Write comentários
Cacá
23 de abril de 2011 03:23 delete

Supermaminha! Não há nada que ela não faça!

Reply
avatar
Hercli
20 de julho de 2011 14:17 delete

Estava procurando uma receita fácil como esta , vou tentar fazer .
Obrigada

Reply
avatar
17 de agosto de 2011 23:35 delete

Comprei um livro que tem varias receitas com farinha de arroz e estava na duvida se era só bater no liquidificador. Value a dica! :D

Reply
avatar
Anônimo
30 de outubro de 2011 16:52 delete

deixe-me entender, a farinha de arroz substitui a farinha de trigo? ou eu tenho de misturá-la para obter a massa para fazer um pão, por exemplo?

Reply
avatar
Anônimo
22 de dezembro de 2011 20:22 delete

AMEI a sua dica! Minha mãe é celíaca e sempre sofremos para achar farinha de arroz de boa qualidade. Agora, vamos fazer nossa própria farinha! MUITO obrigada! :D Um beijo para você e para a sua filha!

Reply
avatar
Anônimo
29 de março de 2012 12:36 delete

amei tudo de bom,obrigado!!!! a muito tempo eu procuro esta receita maravilhosa que comi a muito tempo!!!!! vou fazer bolo de arroz !!!!!!

Reply
avatar
Anônimo
10 de abril de 2012 22:24 delete

muito obrigado pela dica me ajudou muito e tenho certeza a muitas outras pessoas .fique com deus

Reply
avatar
7 de maio de 2012 14:44 delete

Amei a receita de farinha de arroz, vou fazer ainda hoje! Tenho um blog que fiz faz pouco tempo, publico algumas receitas livres de glúten, como vc! Se quiser dar uma olhadinha é
http://vidasaudavelsemgluten.blogspot.com.br/, só publico receitas que já testei e aprovei. Sou como vc evito ao máximo lactose e tenho intolerância a glúten, sou pós-graduada em Naturopatia e sei bem os malefícios que estes dois causam a saúde. Obrigado pela dica!

Reply
avatar
6 de junho de 2012 21:36 delete

Também tenho muita dificuldade de encontrar farinha de arroz. Adorei a dica. Muito obrigada!!!

Reply
avatar
22 de junho de 2012 21:58 delete

Muito obrigada pela receita. Desenvolvi intolerância alimentar a diversos produtos e estou tendo que tirar lactose, glúten e outros mais da alimentação.

Amanhã testarei!

Reply
avatar
29 de junho de 2012 13:25 delete

Parabéns pela ajuda que vc está dando às pessoas que necessitam de uma dieta mais equilibrada. Creio que a farinha de trigo integral tb seria obtida pelo mesmo processo, não é?

Reply
avatar
Anônimo
6 de dezembro de 2012 20:46 delete

Pronto! Simples, rápido e barato.

Reply
avatar
Anônimo
16 de fevereiro de 2013 22:49 delete

Posso por essa farinha no suco pois nao posso utilizar leite integral.
desde ja obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
18 de fevereiro de 2013 23:58 delete

Ola, n é preciso nem torrar o arroz, misturar com maizena, nem nada? A máximo!
Tinha achado uma receita q tinha como q um ritual pra fazer. A sua é muito pratica mesmo. Meu proximo pao, farei com a que fizer. E legal tb q a gente n precisa estocar, É so fazer na hora do uso. Show. Obrigada.

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2013 20:18 delete

:D obrigada eu estava atras de fariha de arroz para fazer dango ( um doce japones) infelizmente ele é cheio de gluten eu acho pq ebem doce mais é feito com farinha de arroz e agua.

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2013 20:57 delete

:D você nao teria nenhuma receita para farinha de arroz glutinoso ?

Reply
avatar
Anônimo
8 de março de 2013 08:56 delete


Minha filha tem intolerância a lactose e a maioria das receitas que encontro utiliza farinha de arroz e era difícil de encontrar, mas agora vou fazer essa receita.

Reply
avatar
26 de março de 2013 06:15 delete

Bom saber que funciona tinha pensado nisso mas não sabia se dava certo . Valeu a dica !! Abraço

Reply
avatar
23 de maio de 2013 21:38 delete

Simplesmente amei!! Sofro bastante para encontrar produtos sem glúten, sou intolerante, já a farinha de arroz então, é uma novela, dificílima, obrigada, de coração, pela dica!!! Ah e pela receita do pão também, farei amanhã mesmo!!!

Reply
avatar
4 de setembro de 2013 21:15 delete

sério, não tem que torrar,ou misturar com outras farinhas? legal...

Reply
avatar
16 de setembro de 2013 12:27 delete

farei com o arroz branco
pq o integral é caro

Reply
avatar
Anônimo
2 de novembro de 2013 10:16 delete

Olá gostei muito dá dica, vou fazer eu e meu filho temos que ficarmos por um tempo sem gluten, muito obrigada

Reply
avatar
10 de fevereiro de 2014 22:22 delete

Divani, se você observar o que vem escrito nos pacotes de arroz, verá que hoje em dia a maior parte deles já vem lavada. Acho que continuamos lavando só por hábito mesmo. Eu, particularmente, nunca lavo arroz. Portanto, também não lavo para fazer a farinha.

Reply
avatar
Anônimo
29 de setembro de 2014 12:30 delete

Nossa! Que ótima dica! Estava difícil achar a farinha de arroz pronta. Vou fazer hoje. Obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
25 de abril de 2015 00:21 delete

parabens por compartilhar, voce está ajudando muios que não encontram a farinha de arroz, obrigado e que deus esteja com voce e sua familia.

Reply
avatar

Comentários dos leitores e leitoras são muito bem-vindos, pois enriquecem o blog com diferentes pontos de vista e relatos de experiências.
Mas estejam atentos às regras básicas de ética e boa convivência. Comentários em desacordo com elas ou que fujam ao tema do post poderão não ser aceitos. EmoticonEmoticon